Pesquisar neste blogue

25 fevereiro 2019

A névoa



Passado. Futuro. Sombras no nevoeiro do presente...

*

A manhã despertou em nevoeiro.

Não conseguia ver nada a um passo de distância. Era uma névoa pesada. Densa.

Perdia-me em pensamentos a cada passo que dava. A cada sombra que via. A cada som...

A mulher dos mil rostos não me saía da cabeça.

Tinha de cortar com este pensamento obsessivo. Ocupava-me todos os instantes. Mesmo quando treinava, meditava, ou contava histórias na aldeia.

Nada conseguia apagar o que sentia, desejava, pensava.

Sem me aperceber cheguei ao pé do mar. As águas misturavam-se com o nevoeiro. Hoje o mundo estava em tons de cinza.

O cheiro a humidade, a maresia, hoje estava mais forte. Impunha-se.

Sentei-me à espera.

Enquanto esperava, observava o que me rodeava. Tentava distinguir os contornos que tão bem conhecia. As sombras que todos os dias via.

Foi naquele momento que a vi. A poucos metros de distância. Uma sombra saía da água.

Levantei-me.

Dirigi-me a ela, preparado para combater. Os demónios não descansam.

Ela parou. Ficou de frente para mim.

Aproximei-me.

Comecei a sentir um perfume... o perfume. Era ela!

Tentei chegar-lhe. Mas ela desapareceu.

Não estava nada ali.

Virei-me à procura.

Nada!

- Estás aí?

Nada!

Sentei-me no chão. Desiludido. Triste. Pronto para desistir de tudo. Não fazia sentido continuar assim...

Já chegava. Esta dor. Esta ilusão. Esta espera. A solidão consumia-me. O desejo de a voltar a ver corroía-me por dentro.

Tinha de mudar. Tinha de...

Quem queria enganar? A melhor alternativa era entregar-me à morte. Dar-lhe o meu corpo. Para que a minha alma se sentisse livre.

Levantei-me. Comecei a andar para a água, decidido a deixar-me levar pelas ondas. Acabar aquilo que a sereia não deixou.

O perfume. Outra vez o perfume...

A minha mente pregava-me partidas... Continuei!

- Pára!
- ...
- Não desistas agora!
- ...
- Toma!

Uma mão pegou na minha e entregou-me um pergaminho...

Eu sabia o que dizia.

Sorri.

O perfume ficou em mim. Rodeava-me. Com ele... a esperança.

Rui M. Guerreiro